quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Morango do Nordeste (Analisando a letra)

Morango do nordeste



Estava tão tristonho quando ela apareceu
Seus olhos, que fascínam logo estremeceu
(Lindo isso, seus olhos que fascínam o quê?
Fascinados por você? bom deixa essa parte!
Seus olhos estremeceu??? Ah tá, plural pra quê?)

Os meus amigos falam que eu sou demais
Mas é somente ela que me satisfaz
(Ou seja, os amigos dele pagam maior pau pra ele
por assim dizer)
"Mas é somente ela que me satisfaz"
é muito esclarecedor e vem comprometer os amigos perante
o meio em que vivem! Claro!
Porque vem mostrar que não apenas o admiram como quem diz
"você é o cara" não.
Eles estão a fim dele mesmo. Estão a fim, mas em vão...
Mas não adianta sonharem, afinal é somente ela quem
o satisfaz)
E ele está convicto:
É somente ela que me satisfaz
É somente ela que me satisfaz
É comente ela que me satisfaz

Você só colheu o que você plantou (???)
Ele está falando isso pra ela?
Quem é o VOCÊ desta música?

Por isso é que eles falam que eu sou sonhador

(Ah sim, por isso que eles falam que você é sonhador, né?
Porque você só colheu o que você plantou!
se não tem este "por isso" não teria sentido...)

Me diz o que ela significa pra mim
(E eu é que tenho que saber?)
Se ela é um morango aqui do nordeste
Tú sabes, não existe
(Não existe o quê? Morango do nordeste?)
sou cabra da peste (Não duvido)
Esta parte é linda, vamos todos cantá-la juntos:
Apesar de colher as batatas da terra
Com essa mulher eu vou até pra guerra
E vai levá-la para guerra pra quê?
Escudo???
Agora entendi a parte do
"me diz o que ela significa pra mim"
Pra levá-la à guerra não deve significar muito

Aaaaaaaiiii, é amoooor
ai ai ai é amor...

E ainda diz que é amor!
Apesar de você colher as batatas da terra, desculpe
Eu não entendi nada!


Algumas observações:

Morango do Nordeste é uma canção composta por uma dupla pernambucana, que fez grande sucesso no final do século XX, sendo sucessivamente regravada por diversos grupos e cantores brasileiros.

Gravações principais
Com o sucesso da música, ela foi, em curto espaço de tempo, gravada por Chiclete com Banana, Karametade, Frank Aguiar, Wanderley Cardoso e outros.

A composição, feita pelos desconhecidos autores pernambucanos Walter de Afogados e Fernando Alves, fez sucesso após a gravação inicial por Lairton dos Teclados, no ano 2000. A música foi a preferida do público brasileiro, naquele ano, segundo dados do ibope.

Ref. http://pt.wikipedia.org/wiki/Morango_do_Nordeste

9 comentários:

  1. Hahahahahahahaha fazia tempo viu, que eu não dava tanta risada hahahaha!
    Nossa, já parei N vezes pra pensar sobre essa merda hahahaha!! Sua análise é ótima!

    ResponderExcluir
  2. então Messias ... legal esta sua idéia de analisar letras musicais ... super interessante mesmo ... criativa ... isto nos leva a verdadeiros tratados filosóficos, antropológicos, sociológicos e psicológicos ... enfim ... amei a sua contextualização deste hit brasileiro ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Sensacional cara! Nunca tinha olhado com esses olhos! hahahahahaha saudade sua maluquinho!

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que acho? esta música agradou foi mesmo pelo ritmo, a letra não diz nada com nada, mas o ritmo é que seduz. sei lá, mas foi um sucesso.
    Beijos
    Cleo

    ResponderExcluir
  5. Ficou ótimo! Posso só dar um palpite? Muda a cor quando for comentários seus ou da letra, fica mais fácil de ler, separar uma coisa de outra. Só uma sugestão que me perdi às vezes. Mas me diverti monte. bj6

    ResponderExcluir
  6. Essa sua analise ficou perfeita! rs...
    ótima essa idéia...
    Morango do Nordeste! Faz muito tempo que nem ouço falar e hoje tive o prazer de aprender o que cada verso significa! hehe

    Bj

    ResponderExcluir
  7. rsrsrs

    Ótima análise!!

    Essa do escudo, então... hahahaha Vou rir o fds inteiro.

    ResponderExcluir
  8. faz um favor pro azar: tira esse blog do ar

    ResponderExcluir
  9. Rapaz bastante criativo, Messias kkkk

    ResponderExcluir