terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sobre literatura


A história da literatura se confunde com a história mundial. Desde que o mundo é mundo há literatura. E, obviamente, história! Talvez até mesmo antes, e Deus, no seu grande trono, tecesse grandes obras literárias que, sabe-se lá o porquê, tenha depositado no fundo de enormes gavetas celestes. Todavia, Deus, se não procurou por editora alguma para publicar suas ideias, que até hoje nos são obscuras, devo dizer, misteriosas... muitos foram os que nEle se inspiraram. E a partir de sua idéia, digna de um Deus, de fato, de criar um mundo, muita literatura veio à tona... Muita literatura sobreveio como ventos e chuvas sobre a terra...
Deus, talvez, seja o artista maior. Artista, diferente, contudo, que não desce ao palco. Um tipo onipotente de artista, um tipo onipresente. Artista que faz arte e que não se vê... Artista que entre suas artes, fez o mundo para servir de palco para todos nós... Artista que fica na plateia, sem acento gráfico. Aplaude, mas parece não gostar. Não gosta de tudo que vê... Mas a sua literatura mostra que no final... tudo há de ficar bem... Não vou entrar em detalhes dizendo que Deus não é bem-vindo ao palco que fez... Afinal, literatura que se preza, sempre tem algum desentendimentozinho... E tenho certeza de que Ele já nos perdoou ... Toda grande produção é feita de muito empenho e de grandes esforços. E na noite de gala, em meio a muitos flashes haverá de ganhar muitos Oscar’s.
Ou então já teria posto a baixo toda esta construção, mas não, estamos aqui vivíssimos ainda. Aos cuidados de um Deus , que além de ter preparado o Teatro, arrumado o palco, assistir a peça... serve também de diretor, iluminador, sonoplasta, ator e contrarregra. Claro e aí... dá pequenos palpites para que a peça atinja seu alvo pretendido...
E o alvo a ser atingido é algo dentro de cada um que pode presenciá-la. Ele espera que esta peça influencie a todos a buscarem a razão de si, o amor e paz... E, que se possível, estas suas mensagens, da maneira tal qual é apresentada, agrade ao máximo, milhares e milhares pessoas ... E, que no final, elas possam então sorrir e agradecer por terem tido a oportunidade de atuar, entrar em cena. Muitos ficaram para trás, vale lembrar, no camarim que antecede a vida... E fazer parte, tenho certeza, de que é um enorme prazer... ainda que para muitos você seja apenas um mero coadjuvante. Pois é da contribuição de cada um em cima deste palco, de cada ser... de cada um que descortina o inexato e estreia com forte choro... de cada um que pisa com as plantas dos pés neste cenário - que alguns insistem em chamar de planeta - que faz da vida a grande obra de Deus... É cada um que faz de nossa história... a obra prima dentre toda a literatura. Esta que arranca aplausos e lágrimas de multidões a todo instante.
Sim, Deus não publicou literatura nenhuma, mas deu o palco para que encenássemos o maior dos espetáculos, o qual não sai de cartaz, e sugiro a ele nome de VIDA.

4 comentários:

  1. É bonito e não teria como ser diferente porque é seu, mas acho que foge completamente do propósito de uma aula. Depois conversamos. Beijo

    ResponderExcluir
  2. é isto amigo ... a vida é o grande espetáculo ... o mais perfeito ... sem enredo, sem roteiro, tendo cada um de seus atores como diretores ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Então...talvez Deus seja apenas uma criança que também faz participações no palco que criou, e junto conosco também quer descobrir alguns propósitos!
    Já pensou nisso?
    Não né, é muito complexo.
    Depois conversamos [2]

    ResponderExcluir
  4. Tbm acho q a literatura nasceu com Deus, pq quem inventaria uma coisa tão bela? Um livro nos deixa leve, nos deixa feliz... Palavras são mágicas!

    Obrigada pelo carinho e por visitar o Palavras sempre! Me ausentarei as vezes, mas pelo menos uma vez na semana postarei!
    bjos
    bom fds

    ResponderExcluir