sábado, 9 de maio de 2009

Ela tem razão


Hoje discuti com a minha mãe! Por qual motivo? Motivo nenhum! Pessoas mal agradecidas, quando acordam mal-humoradas, de muito mau humor, às vezes, discutem injustamente com as suas mães! E o pior, ela estava certa! As mães sempre estão certas, mesmo quando estão erradas. Ainda que tenhamos argumentos suficientemente fortes para um debate desgastante e inútil. Elas estarão certas! Ela é a minha mãe - e não eu a mãe dela - Dá pra entender?
Ainda assim, de cabeça quente, inventei mil falsos argumentos para provar que estava certo. Não consegui. Na hora pensei em pegar a minha moto e sumir pelo mundo - bobagem minha, eu não tenho moto -. Tenho sim uma linda mãe! Além do mais, nós sabemos que, os covardes sempre fogem. E, como não tenho moto, me tranquei no quarto. Pensei umas duas horas, o mesmo que pensamos quando estamos de fora da situação: discutir não leva a nada!
Então saí do quarto e abracei a minha mãe. Pouco, muito pouco perto do filho que eu deveria ser! Não vou me justificar dizendo que há filhos piores, pois estas justificativas, às vezes nos enganam, nos dizendo que se há um outro pior, há um espaço para que possamos errar!
Reconheço meus erros. Tanto que em oração pedi ao Papai do céu que desse uma mãe igualzinha a minha para todos que não têm! A todos que deveriam acordar todas as manhãs e procurar por um abraço apertado de suas mães. A todos que foram deixados por elas - que abandonaram não só uma criança, mas talvez, aniquilando sonhos que, se não foram interrompidos com um ato de aborto durante a gravidez, abortados muitos estão agora. Mães que não são mães. Mães que não são exemplos para ninguém. Pedi uma mãe, como a minha, a todos que por algum motivo, que não se entende bem, elas os deixaram. A todos que não receberam essa dose diária de carinho e afeto - que nos é tão necessária para termos segurança para seguir em frente!
Pois é de nossas mães que vêm a estrutura da qual precisamos para enfrentar a batalha, seguir na luta, alimentar nossos sonhos que, sem elas, seriam muito distintos. Pois se tivéssemos sido deixados por elas. Moraríamos onde? Viveríamos como? Estudaríamos? Talvez, tivéssemos sido levados a um orfanato onde uma família que não pudesse ter filhos fizesse nossa adoção. Mas talvez, e muito provavelmente, não. E então, como seriam nossos sonhos?!
Claro, todos têm sonhos. Muitos sonham com um mundo lindo sem cercas pelo caminho. Uma vida repleta de sorrisos e dinheiro para gastar. Passar a vida em viagens conhecendo os mais lindos lugares... Fazer milhões de amigos, ter muito tempo para estar com eles. Trabalhar muito pouco e ganhar muito. Não ouvir mais falar em guerra, nem sem terra, morte ou doença hospitalar. Eliminar do mundo as pragas e os assassinos, os bandidos e alguns líderes políticos. Eliminar também as casas de prostituição, (alguns não) e as armas usadas para matar... apaixonar-se muito, viver intensos momentos de liberdade e prazer. Ter histórias para contar. Aproveitar ao máximo a juventude e se der, aos trinta, com a pessoa mais perfeita que exista, se casar!
É comum que fiquemos tristes quando pensamos que no mundo tem milhões de problemas, dentre eles, os que gostam de nos governar... e saber que fazem pouco da gente e que temos poucas chances para mudar tudo isso, tudo o que é injusto, tudo o que é falho no sistema.
O mundo é tão grande e tão cheio de problemas que até que consigamos limpar a cozinha a sala já vai estar suja novamente. (Como coberta curta.) O que devemos saber é que se você não pode limpar o mundo, pode limpar, ao menos, sua casa. A sua vida... A sua ficha. Sua barra. Você não pode fazer o mundo inteiro parar de sofrer mas você pode fazer seus amigos sorrirem. Você não pode enxugar todas as lágrimas da humanidade, mas pode descruzar seus braços para mais um dia que Deus te permitiu viver. Você não pode acabar com o crime e a violência do mundo, do país, de sua cidade, mas pode acabar com a violência que vem de dentro de você. Você não pode falar ao mundo todo palavras de conforto, mas pode ouvir todos que fazem parte do seu. Você não precisa ser o melhor nem se cobrar o dia inteiro mas não caia no relaxamento, não seja o pior no que faz, não se deixe vencer pelo cansaço, não dê de ombros ante as cobranças que surgirão, não deixe de se cuidar nunca e não fique dormindo neste maravilhoso dia de sol! Você não pode parar a guerra, mas saiba que a guerra e nem líder nenhum na terra podem parar você!
Nossa fé é microscópica e somos, às vezes, muito egocêntricos... não deixamos sequer o acusado se explicar. Não damos valor ao que vem dos outros. Não queremos ouvir opinião alheia. Gostamos de ser nós por nós mesmos. E quando nos vemos sozinhos, clamamos de solidão. Temos tudo para levar uma vida digna, sermos amados e darmos amor. E por que será parece ser tão difícil?
Eu não tenho poder algum contra tudo isso, exceto o que deve ser mudado em mim. Não tenho poder sobre o terrorismo, mas a miséria é um terror ainda maior! E nós que temos o que comer, o que vestir e onde morar, mesmo sendo de aluguel ou de favor. Acho que temos a obrigação de buscar pela felicidade - e se não fazemos - devemos nos perguntar: será que o erro está no resto do mundo, ou está dentro de nós?
É muitas vezes no trabalho, entre um telefonema e outro, quando parece que sempre falta alguém que lhe dê atenção, que lhe olhe de uma forma especial, que surgem as maiores reflexões sobre a vida. E entre elas, a maior é esta: Eu te amo, minha mãe!


08/05/2005 - Messias Vilela

3 comentários:

  1. Muito bonitinho... mas mãe não está sempre certa nada! pelo menos até o dia que eu for mãe
    porque daí muda! kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. eu ate tava a fim de ler, li ate onde falava de mae e depois vc comecou a viajar e eu parei hahahahha os outros estao foda! Bjo sumido

    ResponderExcluir
  3. Então, ao contrário da garota aí em cima, eu comecei a me entreter a cada linha mais e adorei cada momento de reflexão seu, inclusive sobre esse negócio de não podemos limpar o mundo mas podemos limpar nossa casa e tal. É aquela coisa, não podemos salvar o mundo mas podemos dar uma geral em nós mesmos (no nosso mundo) e no mundo das pessoas que nos são próximas.
    E esse negócio de mãe, pra mim é um assunto complexo, prefiro não pensar muito nisso pra não cair aos prantos huahsuhasha! Acho que vc talvez saiba o pq.
    Adorei o texto, lindo, lindo, simplesmente lindo, contendo verdades únicas!

    ResponderExcluir