quarta-feira, 22 de julho de 2009

A voz...


_____________________________________
A vida é um lugar onde se diz
Não aceite nada da mão de estranhos
Olhe pros dois lados antes de atravessar a rua
Não use drogas... Roubar é crime! Matar é pecado!
Aqui se faz, aqui se paga! Bateu em você? Bata nele!

A vida é um lugar onde se diz:
Use camisinha! Engravidou tem que casar!
Andar sozinho na rua de madrugada é muito perigoso!
A vida segue dizendo verdades absolutas
Você pode não usar, mas estava com eles e a policia leva todo mundo!
Não vá beber muito não, hein?
Que horas você vem? Como quem você vai?
De que você vai? Como você vem?
Vai com Deus! Leva uma blusa, de noite é frio!
E a vida repete: O voto é importante!
Estude, Esforce-se
Não empreste seu nome pra ninguém
Não empreste dinheiro pra ninguém
Se dirigir não beba!
Não vai arrumar briga com ninguém!
Amigos são dinheiro no bolso!
Se ele gostasse de você não teria saído
e te deixado aqui sozinha!

Pague suas contas em dia!
E você segue dizendo pra vida:
Eu não pedi pra nascer!
É só hoje, por favor! Todo mundo vai, menos eu...
Meus amigos vão passar aqui!
Claro que não vamos beber!
Eu não posso fazer nada!
Só dez reais! Não quero almoçar agora!
Ah... eu que pago as minhas contas!
Só quero ficar aqui no meu quarto sozinha!

A vida retruca: Abaixa esse som!
Desliga esse telefone;
Faz meia hora que você ta no banho;
Desse jeito eu não venço pagar as contas!
Arruma pelo menos a sua cama!
Por que você não arruma as malas
e vai morar com seus amigos duma vez?
Esses amigos seus, hein?

E nós seguimos ouvindo: Respeite seus pais...
Seja um bom aluno;
Dê valor nas pequenas coisas;
Não chore por uma pessoa que não vale a pena!
Estarei sempre do seu lado!
Foi melhor assim...
Ele era tão jovem...
Domingo teremos um almoço especial!
Você não merecia isso...
Você merecia coisa melhor!
Não se sinta a pior pessoa do mundo.
Ele é assim, mas é o seu pai; ame-o!
Um dia eu não vou estar aqui pra te dizer essas coisas...
Você tem que aprender a se virar sozinho!

Você diz cabisbaixo: eu sei!
Você pensa ligeiramente na morte e procura esquecê-la
e dá um abraço que talvez lembrará até o fim de seus dias!
E chega um dia que a vida morre!
E então descobrimos uma dura verdade:
a eternidade não é infinita!
A eternidade se rompe...
se desprende do lugar que a mantinha intocável!
O espelho se quebra; e ninguém pode fazê-lo montar!

Sim! Como é difícil de entender...
tão simples como nascer deveria ser essa hora!
Uma estrela se lança ao chão!
Mas seu brilho permanece vivo!
Uma luz se apaga e lembramos
que ela já serviu tanto para nos iluminar!
E essa voz física se cala,
mas de alguma forma
continuamos a ouvi-la quando mais precisamos.
Nos momentos difíceis em que nos perguntamos:
“O que fazer?”
Pois, uma vida não se acaba
antes que tenhamos ouvido tudo isso...
e guardado tudo em nosso coração!
Afinal, seremos também a voz de outras vidas...
no dia em que nos esquecermos talvez da voz que diz:
Cuide-se! Use camisinha!
Mas a essa altura não será mais problema,
e uma voz suave, vinda de um olhar brilhante
te dirá: - Espero por um filho seu!

4 comentários:

  1. lindo e de uma verdade madura ... por mais que questionemos estes valores eles existem arraigados em nós ... me lembra o "velho" Belchior ... ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais" ... e como ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Huhsauhuasauhsa duvido que alguém já não tenha escutado pelo menos umas 10 frases das que estão aí em cima.
    Que lindo isso tudo.
    Lindo e triste...eu pelo menos acho.
    "A eternidade se rompe...
    se desprende do lugar que a mantinha intocável!"
    É...a vida é isso mesmo.
    Uma foto amarelada sempre.(pelo menos pra mim)

    ResponderExcluir
  3. e chega um momento q vida diz ...
    vamos lá jogar uma partidinha de sinuca !!!???
    pra vc perder mais uma pra mim ...
    kkk kkk

    gostei fregueiz ... e vem a vida ... ta escrito errado ...

    ResponderExcluir
  4. Porra mto bom mano.

    Vou interpretar assim o que tu falou porque gosto de tirar minhas proprias conclusões:

    A vida é cheia de ensinamentos cliches vindo das outras pessoas como tu bem enumerou. Que dizemos (principalmente qnd jovens) que é um pe no saco

    Mas elas são ensinamentos passados de geração a geração que são aprendizados de outras pessoas. Por isso que eles existem

    E quando a pessoa vacila o que acontece? Toma no cu por nao ouvir o que falaram pra vc.

    Mto bom man abraço

    ResponderExcluir