domingo, 29 de março de 2009

Nesse domingo...


(no meu tempo...)
Acordo cedo em um domingo de sol! Cedo... cedo para não fazer nada! Antes tivesse ficado dormindo! Nada para fazer. Domingo já foi um dia bom. Há um tempo. Há muito tempo. Em um passado distante que não sei onde se perdeu. Há um tempo gostava desse lance de domingo... familia reunida. futebol no parque. Passeio no cristo. Hoje em dia não sei... ai ai...
Hora do almoço, todos se reunem à mesa. Ao menos isso! Pai, mãe e irmãs reunidos na mesa como há muito tempo não se via. É bom ver isso após um tempo. Bruno e Matheus estão em frente a Tevê jogando algum jogo de RPG que nem faço ideia de como se joga. Almoçamos. Jogamos conversa fora... ainda é uma hora... O Domingo que não passa... parece que permanecerá por longos dias. Se o que é bom dura pouco. O que não temos saco faz questão de durar horas e horas... Deito um pouco na cama... coloco um som qualquer para me fazer companhia. Cochilo. Até consigo dormir um pouco.
Olho no relógio após um tempo.
São dezesseis horas...
Cironei me liga:
- Fala Messias! Vamos ver o jogo do Brasil?
- Hum... só se eu puder torcer pro Equador, pode ser?
- (risos) como preferir!
Rola a bola em Quito! Equador vai pra cima – decepção no bar que estávamos. De ambas as partes – Equador ataca mas não marca (droga).
Equador sufoca, o pessoal reclama xinga Dunga! Xinga Ronaldinho Gaucho, xinga o garçon, xinga todo mundo. E eu mais disperso que nem sei o quê!
Lembro e relembro... já foi tão bom ver o Brasil... e hoje? Nem me preocupo mais com a seleção. Rio e provoco a mesa do lado: Thuram, Abidal, Makelele, Zidane, Henry, Trezeguet...
(Seleção da França de 2006)
Eu bem que quero o Brasil na copa do mundo. Mas ta difícil de ver a seleção assim... ta um saco pra ser sincero!
Qualquer joguinho que se pegar por aí é melhor de se ver... Fluminense, Vasco, Palmeiras, Enfim... qualquer coisa...
Segundo tempo e, como no primeiro só dá Equador... vinte minutos e só da Equador. Brasil não passa do meio de campo, silêncio no bar. Bar lotado... Chega o rapaz que vai tocar:
- Boa noite, Bom Brasil!
O pessoal vaia, xinga: - boa noite o caralho!
Ai ai eu só rio. Provoco: Olé! Olé... oooooooooolé!
Julio Baptista entra no lugar de Ronaldinho Gaucho... primeiro lance com uma sorte tremenda abre o placar – conhece o caminho ex- São Paulo – A mesa ao lado me xinga: Brasil porra! Sai pra lá pé frio... bla, bla, bla...
Tudo parece encaminhar para uma vitória injusta do Brasil. Julio Cesar salva o Brasil. Mas água mole pedra dura tanto bate até que fura... E aos 44 do segundo tempo, Equador parte em contra-ataque rápido, e com uma bela jogada empata depois de tentar duas vezes! Alívio... E uma promessa: não vejo mais jogo do Brasil! Não vejo... se eu quiser que ele se classifique! Afinal não sou tão pé frio assim!
Chego em casa, vou para sala. Família reunida... Faustão já havia dito adeus e até domingo que vem. Menos mal.
As crianças brincam no tapete! As crianças não sabem o resultado do jogo do Brasil! Aliás, talvez nem vejam um Brasil bom de ver como nós mais velhos tivemos o prazer de ver... Mas essa idéia de que no passado as coisas eram melhores não ta com nada. Dá uma impressão daqueles papos de pais: No meu tempo... não sei o quê... engraçado de que quando dizem isto se esquecem que o presente ainda é parte desse tempo deles... mas tudo bem.
As crianças se divertiram no domingo, não sentiram como é chato um domingo de adulto... São felizes em qualquer dia. E nos fazem rir acima de tudo! Sim e em meio a tudo isso um diálogo de vó para neto que vale reproduzir:
- Matheus que tanto você gosta da vovó?
- Do tamanho de uma joaninha
- Só?
- É, mas a joaninha ta grávida!

Mas e o Brasil?
Também! ... do tamanho de uma joaninha...

3 comentários:

  1. Ahahaha o que salvou o seu domingo foi o seu sobrinho! ahahahaha beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu nem acredito...escrevi um comentário gigantesco e apertei algum botão idiota que me fez voltar para 3 sites antes e perdi tudo.
    mas não posso deixar de reescrevê-lo.
    Bom, queria dizer que ADOREI o texto, e que é muito bom ler coisas do seu cotidiano, pois sempre estou acostumada a ler suas poesias e te entender muitas vezes pelas entrelinhas.
    Bom, primeiro de tudo. CIRONEI! Ri muito quando você falou sobre ele, pq esse nome é terrivelmente engraçado, e lembrei daquela sua poesia gigantesca que vc fala sobre ele e diz que é o nome dele mesmo e não um verbo hhuahusahusa.
    Quanto ao domingo, desde pequena não gosto, nunca gostei, sempre foi um tédio, uma nostalgia sem tamanho. Em relação ao faustão, é deprimente, mas tenho que admitir que eu o prefiro ao domingo legal, que chega a ser tétrico hhushusahu. No Faustão ainda tem as vídeo cassetadas que salvam.
    Quanto ao Brasil, olha eu não entendo patavinas de jogos, só sei que gosto da abertura da copa do mundo e torço pro Brasil, e assisto à todos os jogos huhasuhahsua.
    Esse lance do "no meu tempo" é engraçado. Eu tenho 24 e me peguei falando isso estes dias quando vi garotas de 12 anos saindo pelas ruas com um shortinho que dava até para ver o cérebro e mini blusa.
    O que a gente quer dizer exatamente com "no meu tempo?". Algo do tipo "quando eu tinha essa idade" e tal? E você tem razão...nosso tempo foi ontem, é hoje, será amanhã. E por mais nova que eu seja, já me considero velha o suficiente pra pensar que "no meu tempo" as coisas eram melhores. Hum...e eram mesmo, quer saber? Hhuashusahusa....mas aí eu escreveria outra crônica e não apenas um comentário =P
    Mas você me deu uma boa idéia, vou escrever isso e por no blog.
    Quanto ao seu sobrinho, nem vou falar nada...conforme o comentário acima, ele salvou seu domingo. E também salvaria o meu se me dissesse que gosta de mim do tamanho de uma joaninha grávida hhuasuhashuas.
    E são essas coisinhas simples, que acabam indubitavelmente dando graça na vida, por mais entendiante que seja ou esteja.
    Escreva mais vezes sobre seus dias...vou adorar ler ;)

    Bjouka.

    ResponderExcluir
  3. Eu não vou comentar depois desse comentário gigante. E ponto. Que já tava ali mas a gente fala mesmo assim. Então outro ponto. Ou vários deles...

    ResponderExcluir